Seminário Internacional de Educação Neo Humanista 2015

Evento, Educação
Rodrigo Camargo

Nos dias 19,20 e 21 de Fevereiro aconteceu em Porto Alegre e Viamão, cidades do Rio Grande do Sul, o primeiro Seminário Internacional de Educação Neo Humanista com o tema: Uma educação para a emancipação humana.

O seminário foi marco no início de um diálogo mais profundo sobre a Educação Neo Humanista no Brasil e na América Latina.

O Objetivo do Seminário foi compartilhar experiência e iniciativas que já existem e técnicas que já são aplicados em diversas partes do mundo.

O seminário teve o início com uma palestra aberta na assembleia legislativa de Porto Alegre com a presença de mais de 200 pessoas.

A abertura foi feita com a maravilhosa Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte e Educação que gentilmente encantaram os participantes com músicas clássicas universais.

Participaram autoridades da municipalidade como a Vereadora Sofia Cavedon, bem como o presidente da AMURT-AMURTEL Srº Luiz Alberto Mincarone, entidade realizadora do Seminário Internacional de Educação Neo Humanista.

A primeira fala foi feita ano Dada Shambushivananda, monge e Chanceler da Rede internacional Ananda Marga Gurukula que fez uma introdução sobre a educação neo humanista e seus principais fundamentos;

Ole Brekk, fundador e coordenador da Escola de comédia de Copenhange, Dinamarca, inspirou todos da plateia com vivência que encataram todos pela criatividade e sensibilidade

A palestra do Dada Maheshvarananda, monge e ativista social, autor do célebre livro após o capitalismo, fez uma reflexão do papel revolucionário e transformador da educação.

Foram realizados mini-cursos com temáticas diversas como: musicalização para crianças, a alegria do movimento, memória da infância na formação do professor, teoria da integração sensorial e formação de educadores neo humanistas.

As atividades ocorreram no sítio da Ananda Marga em Viamão e contaram com a presença de participantes de diversas partes do mundo como Dinamarca, India, EUA, Paraguai, Argentina e vários Estados Brasileiros.

Para quem quiser conhecer os projetos da AMURT-AMURTEL o contato pode ser feito pelos telefones 51 3261.8088 e 3012.2301, o site é www.amurt.org.br

AUTOR
digmeta
27/08/2015